Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

COLUNA ZILDA BRANDÃO
Jornalista - São Paulo, Brazil



FULTRACE, único trem de alta velocidade capaz de se integrar nos centros urbanos
Por Zildda Brandaoh - 04/10/2014 às 12:11


Veículo ultraleve de alta velocidade que funciona sob colchão de ar é apresentado como solução à mobilidade interurbana nas cidades brasileiras. FULTRACE é uma solução competitiva e de rápida implantação, que além de trazer benefício social, apresenta investimentos e custos operacionais muito menores que às soluções disponíveis.

FULTRACE uma solução à mobilidade urbana

Executivos da TACV-Brasil, da TACV Engineering France, da CELDUC, do IFSTTAR (Instituto Francês das Ciências e Tecnologias de Transportes, da Organização do Território e das Redes de Transporte), em parceria com a USP -Departamento de Engenharia Aeronáutica de São Carlos, reuniram-se nesta sexta-feira (03/10) em São Paulo com representantes dos governos federal, estadual e municipal e empresários da área de transportes públicos, para uma apresentação do FULTRACE (Fast Ultra-Light, Tracked Air Cushion Equipment).
Fultrace TACV Engineering France
Trata-se de um veículo ultraleve de alta velocidade sustentado sob colchão de ar, com capacidade para transportar mais de 400 passageiros/viagem, a uma velocidade de até 250 km/hora, o que apresenta uma oportunidade inédita para os sistemas atuais de mobilidade urbana com balanço social positivo (com o metrô, o Monotrilho, os Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT/VLP), sem esquecer-se do Aeromovel), mas custo de infraestrutura alto, de ter um acesso direto, na mesma estação ou muito próximo, a uma linha de alta velocidade, integrada na cidade e conectando áreas fortemente povoadas e distantes.

O FULTRACE é um sistema de transporte intermunicipal, único capaz de se integrar nos centros urbanos, até uma estação de metrô, monotrilho ou Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando-se de forma perfeita aos atuais meios de transporte urbanos usados, em cidades distantes, como Campinas, Santos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. "Tomando como referência o itinerário São Paulo-Americanas (distante cerca de 140 km), o veículo poderá atingir velocidade de até 250km/h sem dificuldades", conta Fabrice Daniel, diretor executivo da TACV Desenvolvimento de Sistemas de Transporte Ltda.

Com o FULTRACE é possível iniciar uma viajem no centro da cidade, com velocidades compatíveis e ao sair da área urbana atingir 250Km/h a 3mm da via, com toda a segurança necessária. "Nosso interesse é oferecer um sistema de transporte interurbano cuja extensão seja facilmente integrável com os sistemas urbanos atuais, apresentando um balanço social positivo. Para itinerários intermunicipais é uma opção mais econômica que o Metrô ou o VLT/Monotrilho e mais eficiente de que o Ônibus", explica o diretor de Comunicação da TACV-Brasil, Rodrigo Vilaça.

"Ao fazer este encontro, a TACV-Brasil, através de sua diretoria de Alianças Estratégicas deseja, além de oferecer uma excelente alternativa para o transporte de alta velocidade, iniciar negociações com os governos municipais, estaduais e federal para elaboração de propostas concretas para as cidades Brasileiras, assim como estabelecer parcerias necessárias para viabilizar a operação deste sistema", Dutra Neto

O que é o FULTRACE

O FULTRACE é um Sistema de transporte de alta velocidade, propulsionado por um motor a indução linear e guiado magneticamente sob uma via de concreto. A simplicidade do sistema permite a redução do prazo e custos de implantação e manutenção de sua infraestrutura, bem como, dos custos de operação, em comparação com os outros sistemas atualmente comercializados no mundo.

Isto é possível porque o trem é mantido suspenso sobre um colchão de ar, com propulsão elétrica de indução linear e orientação magnética. A associação de tecnologias de eficiência comprovada em escala real minimiza o peso do sistema e logo a complexidade de obras para a sua implantação. Desta forma, o Fultrace consegue atingir a maior eficiência energética, com a capacidade de superar aclives de até 10%, visto que a via do sistema é basicamente composta de uma estrutura de concreto em formato de “T” invertido.

Oferecemos à cidade de São Paulo - que está investindo cerca de R$ 1,9 bilhões para construir 51,7 Km de novos corredores de ônibus, ou seja, 36 milhões/Km - o FULTRACE que necessita de apenas 50% desse investimento, porém com um balanço social positivo (considerado nas análises do Metrô de São Paulo):

Redução de emissão de poluentes;

Redução do consumo de combustível;

Redução do custo operacional do ônibus;

Redução do custo operacional do automóvel;

Redução do custo de manutenção/operação da via;

Redução do tempo de viagens;



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Zilda Brandão


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33934



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz