Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

COLUNA ZILDA BRANDÃO
Jornalista - São Paulo, Brazil



Istambul - uma cidade iluminada
Por Zildda Brandaoh - 10/01/2011 às 19:42


Por: Zilda Brandão

 

A principal razão de Istambul  ter se desenvolvido como uma grande metrópole foi o fato da sua localização geopolítica. A cidade é dividida em três partes: no  lado europeu, a Península Histórica, o Distrito de Gálata a norte, e a Cidade Nova  no lado asiático.


Calcula-se que sua população seja  de 13 a 15 milhões, aumentando todos os anos.




Seus monumentos históricos e as riquezas  culturais pode muito bem ser comparada a Roma.

As estruturas religiosas, enfeitam ainda mais a cidade, com obras de famosos arquitetos. A cidade de Istambul é muito iluminada.


O clima é quase sempre agradável, mais em particular muito frio no inverno com vento forte.


A rua Istiklal, que faz ligação a praça Taksim e fechada para veículos, nela só transita o bondinho e pedestres. Nessa rua estão centenas de lojas que oferecem preços imbatíveis.



BÓSFORO

O passeio é indispensável, e através dele  o turista vai apreciar não só a linda  paisagem como também  ver as belezas do  Palácio  Beylerbeyi, a Torre de Leandro,  a Colina de Camliça. O Palácio de Verão Kuçuksu a Fortaleza de Anadolu, Fortaleza de Rumeli, a ponte  do Bósforo.


Não pense em ir a Istambul para ficar apenas dois ou três dias, pois você não verá quase nada. Para  conhecer  a cidade, é preciso ficar por  lá pelo menos uma semana, porque  os pontos turísticos são muitos como: as Mesquitas, O Bazar de Especiarias, o Grande |Bazar, o bairro de restaurantes os  shoppings, a praça Taksim de onde sai uma rua só para pedestres e repleto de lojas com preços acessíveis a qualquer bolso, muitos restaurantes e bares. O movimento por ali vai  até altas horas da noite.   

 

Mesquita vizinha ao Gran Bazar, Istambul

 

 

ONDE IR

O Bairro de Kumpap chama atenção pelo seu mercado de peixes e pelos restaurantes. Se você aprecia  peixe fresco esse é o lugar ideal para você saborear os mariscos e peixes da cozinha turca, sem contar a animação e gente circulando por todos os lados.


O Bairro dos Bazares, e o lugar mais visitado pelos turistas, mas não pense que você conseguirá ver tudo por lá em um só dia.E preciso no mínimo 3 dias de manhã até a noite para visitar bem o Gran Bazar. São mais de 3.500 lojas pelas suas 80 ruas no interior. E pode ter certeza de uma coisa: você  se encantará por tudo que ver por lá, sem contar que tomará muitos chás de maçã servido pelos comerciantes.

 

Gran Bazar, um verdadeiro colírio para os olhos, cores em profusão.


Cópias perfeitas de grandes grifes.

 

Para se situar, o Gran Bazar tem 18 entradas e as mais importantes são a  Nuruosmaniye, onde você vai notar no alto do arco de entrada, uma bandeira,um livro e uma arma, já na entrada de Bayezed está a inscrição “Deus ama os comerciantes”.

As joalherias mostram em suas vitrines, jóias deslumbrantes.


Pashminas e mais pashminas com estampas vivas. Uma loucura de lindas!



Pashiminas de seda.



Qualquer coisa que for comprar pechinche bastante até chegar ao preço que você acha justo pagar.Ofereça pelo menos  quarenta por cento  do valor que foi oferecido. Caso não pechinche, os comerciantes se sentem ofendidos, isso já é uma tradição no Gran Bazar.

 

Aqui estou eu num pequeno restaurante dentro do Gran Bazar. Vesti este colete que é infantil e usam nos espaldar das  cadeiras. Muito original!

 

Um aviso muito importante: leve sempre dinheiro trocado para pagar  o taxi, muitos deles costumam  dar uma enganada no troco, e dão  muitas voltas antes de chegar ao local que você indicou;combine com o motorista antes de entrar e pague só o combinado. Eu fui enganada 2 vezes, mas aprendi rápido.

 

Tapetes e mais tapête, todos lindos

 


LOCAIS QUE DEVEM SER VISITADOS

 

 

IGREJA DE SANTA SOFIA

Considerada a maior e mais sagrada da cidade durante a época bizantina, hoje abriga um museu, o terceiro mais visitado de Istambul.


A Santa Sofia foi construída em 537, e até 1934, foi usada pelos mulçumanos como mesquita.

Nos séculos XIV e XV a igreja de Santa Sofia, foi danificada por terremotos e logo depois abandonada.

Após conquistar Istambul o Sultão  Fatih Mehmet juntou tudo que foi preciso para salvar o  que restou da  igreja e transformou- a numa mesquita.


A Igreja  é conhecida também como basílica de 3 naves com cúpula.

 


CISTERNA DE  YEREBATAN

Construída o período bizantino,deve ser visitada, foi nesse local  que na época  se armazenava a água distribuída à cidade pelo Aqueduto de Valens.


MESQUITA AZUL

A mesquita do Sultão Ahmet, é a maior mesquita de Istambul, e sua construção teve início em 1609 pelo arquiteto  Mehemet Agha




Essa é a única mesquita com 6 minaretes em Istambul e na Turquia.Sua cúpula central é redonda e a luz entra pelas suas janelas  com vitrais maravilhosos.


Interior da Mesquita Azul.


MUSEU DOS MOSAICOS

Ali estão expostos mosaicos do século IV e VI, com desenhos referentes a caça e cenas mitológicas.

 

 

PALÁCIO DE TOPKAPI

É circundado por  5 km de muralhas  e duas vezes maior que o Vaticano.

 


MESQUITA DE SOKOLLU

Construída pelo arquiteto Sinan merece uma visita.

 

Mesquita de Fatih, Mesquita Zeyrek, Mesdquita Bayezid,Mesquita de Schzade, Mercado de Especiarias, Bairro do Fatih, o Tunel.

 

Atenção: o café da manhã em todos os hotéis é um verdadeiro almoço, saladas,doces,diversos tipos de pães,sucos omeletes,ovos cozidos,carne,  sanduiches,yogurt,geléias  etc.

Não deixe de entrar numa das inúmeras casas de doces de Istambul. São inacreditáveis, e você não vai resistir.

 

Prefira sempre viajar durante a primavera ou verão apesar do calor ser intenso)é bem melhor que durante o inverno sempre chuvoso, com muito vento e húmidade.


Loja especializada só em doces.


Uma alegria para quem quer uns quilinhos a mais.

 

O pão do restaurante Konaki é feito na hora, nna frente do cliente.



Crédito: www.visitistanbul.org

Matéria relacionada:
Luxo em Istambul, Turquia





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Zilda Brandão


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34486



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz