Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

TURISMO
De Passeio Por Roma e Condesa - os bairros da arte e da moda na cidade do México
Por Zildda Brandaoh - 19/11/2015 às 1:18



DE PASSEIO POR ROMA E CONDESA - OS BAIRROS DA ARTE E DA MODA NA CIDADE DO MÉXICO


Exposição de artes nas ruas de Roma

A noite da Cidade do México está em mutação. A Zona Rosa, antigo epicentro das baladas hypadas, está perdendo espaço para os bairros vizinhos de Roma e Condesa. Localizados na zona oeste do Centro da capital, eles reúnem uma vida cultural ativa, restaurantes da moda, bares concorridos e uma infinidade de galerias, livrarias e cafés descolados.

Apesar das constantes novidades, o cenário que as cerca traz a nostalgia de tempos áureos do passado. As duas colonias - como são chamados os bairros em D.F. - viveram períodos de opulência entre 1850 e 1950. Durante esse período, foram lar da aristocracia mexicana. Entre os reflexos dessa época, estão as grandes mansões com arquitetura Art Déco e as amplas ruas que emulam os elegantes bulevares parisienses.

Os anos se passaram, a região caiu em decadência e muitas de suas casas foram abandonadas, principalmente depois do grande terremoto de 1985, que danificou muitas construções.

Apenas nos últimos dez anos essa história ganhou outro rumo. Artistas, intelectuais e escritores começaram a se estabelecer no bairro, atraídos pelas áreas verdes, belas praças e os aluguéis mais em conta. Com eles, vieram os estabelecimentos de vanguarda e o clima multicultural que hoje domina Roma e Condesa.

Ambas podem ser desbravadas a pé, em um roteiro único. Durante o dia, são ótimas para passeios tranquilos e visitas aos parques, livrarias e galerias de arte. Quando cai a noite, o cenário muda e a região vira uma festa com gente bonita circulando pelas calçadas e avenidas em busca dos melhores restaurantes e baladas.

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA

A colonia Roma ressurgiu das sombras e se transformou em uma das áreas mais agradáveis da cidade para passear. Basta visitá-la nos finais de semana principalmente para comprovar sua pulsante vida boêmia, com bares e restaurantes cheios, ir e vir de pessoas e o burburinho do mercado de pulgas da Avenida Alvaro Obregón, a via principal do bairro, com seu grande bulevar.

Para percorrer a região a pé, uma boa opção é começar pela rua Colima. Vale caminhar devagar para olhar com atenção as várias lojas de roupas da nova geração de estilistas e de acessórios de design. É o caso da Sicario Store, que ocupa um loft de dois andares e tem como principal atração as camisetas com estampas desenhadas por jovens artistas mexicanos, além de óculos, carteiras, jeans e outras peças para completar o look.

As galerias da rua Colima também mostram o que há de mais inovador sendo produzido pelos artistas locais. Na Vértigo, a proposta é apresentar as novas tendências da cultura popular contemporânea. Ela tem duas salas de exposição nas quais se revezam mostras de design, ilustração, pop surrealista, entre outras vertentes.

Acompanhando a tendência vanguardista da região, não poderia faltar por aqui um hotel boutique, categoria de hospedagem que cada vez mais faz sucesso no país. Com apenas 17 apartamentos, o Brick Hotel tem decoração assinada por artistas mexicanos e uma terraza perfeita para conferir o movimento tomando um drinque na happy hour.

Seguindo adiante, chega-se à Avenida Alvaro Obregón. Artéria principal do bairro, esse charmoso bulevar tem árvores frondosas, fontes e esculturas de bronze. No número 99, uma parada obrigatória é a Casa Lamm. O palacete suntuoso de 1911 abriga centro cultural, galeria de arte e restaurante.

Quer um descanso? Logo em frente há um destino providencial: a Caravanserai Maison Francaise de Thé, uma casa de chá com mais de 150 variedades de blends e quitutes deliciosos. Outra opção é andar algumas quadras a mais e relaxar na praça Rio de Janeiro ouvindo o barulhinho da água jorrando na enorme fonte bem ao centro, ou escolher uma das mesinhas na calçada do Café Toscano, ali pertinho.

Antes de partir do bairro de Roma, é preciso conhecer o Mercado de Medellín. Nesse lugar, os cheiros das ervas aromáticas, as frutas tropicais, os gritos dos comerciantes e a rudeza dos utensílios de barro oferecem uma mostra da vida na casa da família mexicana comum. Um belo contraponto às novidades da colonia e mais uma prova da razão pela qual essa região vem se firmando como um retrato multicultural da cidade.

A VIZINHA COOL

Depois de bater perna por Roma, é hora de conhecer a colonia vizinha: Condesa. Caso fossem irmãs, a primeira seria a filha, digamos, mais low profile, enquanto, separada apenas por algumas ruas, Condesa levaria o título de descolada. Intelectuais, artistas, yuppies e criativos habitam este território repleto de centros culturais, lojas de roupas alternativas, livrarias, galerias de arte, bares com música ao vivo e restaurantes de todos os tipos - das cozinhas autorais à gastronomia mexicana. A principal diferença entre os dois bairros? Aqui todos praticam com mais afinco o principal esporte local: ver e ser visto.

O ponto de partida para conhecer a região é o epicentro do agito, formado pela região entre as ruas Vicente Suárez, Amatlán, Mazatlán e Atlixto, onde se concentram os locais mais disputados, como a loja de roupas Soho, templo da turma trendy da capital.

Não longe dali, na rua Atlixco, a Kultre é outro reduto dos jovens, que passam um bom tempo papeando nos sofás ao som do DJ que agita o espaço dedicado à música eletrônica e a área voltada para a moda alternativa.

Porém, Condesa não é apenas badalação. Quem não é afeito às modernidades também tem um belo programa: simplesmente caminhar por seus amplos bulevares com árvores centenárias, admirar as construções em estilo Art Déco e neoclássico, curtir a tranquilidade das belas praças España e México, esta construída durante os anos 20 - com sorte, você pode acompanhar um concerto ou ver uma peça no seu teatro ao ar livre.

Para encerrar a jornada pelos bairros, vale selecionar uma mesinha estratégica nos vários cafés e restaurantes para observar o movimento. Gostou da proposta? Então siga para a avenida Amsterdam até o a terraza do restaurante Matisse, no número 260, e saboreie os doces e um café bem tirado enquanto acompanha o cair da tarde.

www.visitmexico.com



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Turismo


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35213



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz