Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

TURISMO
Caminho do ouro reserva belezas e aventura em meio à história
09/05/2011 às 11:13



Minas Gerais encanta os visitantes

Para quem busca belíssimas paisagens e muita aventura, a região do ouro de Minas Gerais é perfeita! Com clima agradável das montanhas e a típica comida mineira, turistas de todas as idades se sentem em casa, embalados pelo acolhimento de seus habitantes nos mais diferentes hotéis e pousadas que, na maioria, possuem arquitetura colonial, típicas do século passado.

Os visitantes têm a história do Brasil Colônia na frente dos olhos, em caminhos percorridos por Tiradentes e os Inconfidentes, além dos misteriosos Profetas e a arte barroca de Aleijadinho, que decoram boa parte das Igrejas em Ouro Preto.

Portal de entrada para a Estrada Real, a cidade de Ouro Preto recebe aventureiros de todos os cantos do país. Dali é possível fazer uma caminhada ou pedalar até a cidade de Parati, no litoral fluminense. O caminho sinalizado e bem orientado é um irrecusável convite e as belas pousadas ao longo do caminho têm toda a estrutura para receber os aventureiros. Dependendo do percurso escolhido, o passeio pode durar até 15 dias.

Mas se você procura algo mais curto, para curtir no feriado da Páscoa, por exemplo, a região tem muito a oferecer. Pelas montanhas, diversas trilhas para caminhadas curtas ou passeios de bicicleta com toda a família. Na vizinha Mariana, a estação de trem no centro da cidade leva os visitantes para um incrível passeio em meio aos atrativos naturais da região.



A história do ouro pode ser contada na Mina da Passagem, localizada a cerca de cinco quilômetros de Mariana, - uma das poucas ainda abertas. Os visitantes podem percorrer as galerias por 315 metros em um trolley (transporte sobre trilhos puxado por um cabo), chegando a 120 metros de profundidade. O caminho leva até um belíssimo lago natural. No total, as galerias possuem mais de 30 quilômetros e ligam as cidades de Ouro Preto e Mariana pelo subterrâneo. Desde sua inauguração em 1984, mais de 35 toneladas de ouro foram retiradas.

A Mina Chico Rei também possui estrutura para receber visitantes – são mais de 11 mil metros de galeria, totalmente iluminada. A partir dela os turistas podem chegar em uma incrível sala de cristais.

Para os amantes do off-road, o percurso entre as cidades de Lavras Novas e Ouro Preto reservam muitos desafios. Além da trilha em estradas de terra, cachoeiras pelo caminho para um banho refrescante com a família.

A cidade de Lavras Novas possui belas pousadas e deliciosos restaurantes. No caminho para o destino, em uma estrada estreita, o visitante se depara com uma pedra perfeitamente equilibrada sobre um pequeno apoio. O visitante pode conferir também a Cachoeira dos Namorados, Cachoeira Três Pingos e Represa do Custódio. Mas em todos é recomendável ir com um guia local.

Mais aventura - No Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas, diversão para toda a família, com banhos de cachoeira, trilhas, lazer e rapel. No local pode ser visitada a Nascente do Rio das Velhas. O nome foi dado devido a grande quantidade de Andorinhas que migram para a cachoeira no verão, um espetáculo a mais para os turistas.

O parque funciona 24 horas por dia, possui entrada gratuita e 557 hectares. Das 6h às 18h, o parque conta com guias que monitoram as trilhas e acompanham os visitantes.

Com 1.752 metros, o Pico do Itacolomi é o ponto mais alto da região, e pode ser visto de diversas localidades. O Parque Horto dos Contos é uma extensa área verde bem no centro histórico de Ouro Preto. Conta com passagens de nível que ligam a igreja São Francisco de Paula (parte alta) à Matriz de N. Sra. do Pilar (parte baixa). Possui completa infra-estrutura de lazer com lanchonete, mirantes, quadra, parque infantil, sanitários, vestiário e anfiteatro.

Diamantina - Encravada na Serra do Espinhaço e cercada pela Serra dos Cristais, Diamantina é outra ótima opção para as atividades de aventura e ecoturismo. Terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a pacata cidade atrai muitos visitantes pela sua beleza e simplicidade.

O Centro Histórico de Diamantina é tombado desde 1938 e inscrito na Lista de Patrimônio Mundial pela Unesco. As ruas estreitas com calçamento em pedra e o rico conjunto arquitetônico das instalações foram inspiradas em cidades medievais portuguesas. Mas a arquitetura moderna também está representada, com três obras de Oscar Niemeyer, produzidas na década de 50.

Um dos mais conhecidos atrativos naturais da região é a Gruta do Salitre, que já foi um local de muita exploração deste mineral. Formado por rochas quartzíticas, revela uma bela paisagem, que faz lembrar uma catedral gótica, por conta do seu traçado. Outro local muito visitado é o Caminho dos Escravos, onde é possível percorrer o trajeto usado antigamente no transporte dos diamantes. O Pico do Itambé também é outro ponto turístico para os amantes da aventura.

Estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Turismo


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33600



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz