Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

TURISMO
Prótur lança o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Itu
01/02/2010 às 10:3



Por Mariza Torelli

O presidente da Prótur, Hélio Tomba Jr., apresentou para jornalistas, no dia 27 de janeiro, em São Paulo, o Plano Estratégico de Itu, com a implantação do cronograma de ações previstas no PDT - Plano de Desenvolvimento do Turismo, que tem a proposta de iniciar uma nova fase no turismo local, ampliando o fluxo de visitantes a lazer e negócios.

Itu comemora no dia 2 de fevereiro 400 anos de sua fundação, e tem como ponto alto a implantação do Plano de Desenvolvimento do Turismo (PDT), que dá início a uma nova fase de progresso de uma das cidades mais antigas do Brasil e a primeira Estância Turística do Estado de São Paulo, que ganhará um destaque nacional e atrairá um número cada vez maior de visitantes, tornando-se conhecida por seu patrimônio histórico, cultural e turístico, com ênfase em seus múltiplos recursos naturais, em especial suas fazendas históricas.

O Plano prevê ainda a criação de programas/concursos de identificações das maravilhas da cidade, a promoção de campanhas de conscientização por meio de oficinas e workshops, com segmentos de comuidade que oferecem informações aos turistas, como Polílcia Militar, Guarda Municipal, taxistas, frentistas, jornaleiros, balconistas, etc. inclusive a capacitação de várias dessas funções, como também as de recepcionistas de meios de hospedagem, garçons, atendentes, lojistas, guias, monitores de atrativos e de museus, além da promoção e comercialização dos roteiros já existentes.

Com a implantação do PDT, Itu se prepara para receber os turistas, com infraestrutura reformulada, guias e profissionais qualificados e várias outras atividades, previstas no programa, que valorizarão ainda mais este típico destino do interior de São Paulo. Um grupo de empresários locais se uniu para fundar a PRÓTUR – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu, que resultou no PDT, que estuda, analisa, diagnostica todos atrativos turísticos, a criação de roteiros, a infraestrutura da cidade e o planejamento de ações. No mês de fevereiro começa o roteiro “Itu pelas Igrejas”, roteiro com guias treinados que apresentarão dados históricos e curiosidades sobre cada igreja. Em alguns pontos do passeio, atores interagirão com números artísticos e musicais.

Para o mês de maio, mais três novos roteiros serão acrescentados, com foco em praças, parques, museus, eixo histórico, a culinária, o artesanato, o comércio, a vida rural e as tradicionais fazendas da região. Fôlego é o que não falta para esse pessoal de Itu!!!

O lúdico do exagero, que diverte a garotada e  atrai milhares de famílias em programas de final de semana, será mantido e até ampliado por projetos novos e específicos, por ser um dos pilares do programa. Mas identificamos muitos outros atrativos para aumentar o fluxo para a cidade e a região, como o histórico-cultural, as belezas naturais, a culinária, a infraestrutura de eventos e também este jeito ituano de ser, gentil e sedutor, que os turistas adoram e torna o serviço local único“, disse Daniel Brondi, da Ágere, consultoria responsável pelo desenvolvimento e coordenação da implantação do programa.

O Plano de Desenvolvimento do Turismo é resultado do envolvimento do empresariado local que fundou, há quase sete anos, a Prótur - Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu.


Um pouco sobre a cidade:
Atualmente sua população está estimada em cerca de 160 mil habitantes, vivendo numa área de 640 m², com altitude calculada em 583 m. O clima é tropical e seco, quente no verão, as temperaturas oscilam entre 16 a 22º. O relevo é de colina suave e algumas altitudes. Situa-se entre o planalto cristalino e o sedimentar. Possui vestígios de cidade arqueozóica. O município dista apenas 101 km de São Paulo, 47 de Campinas, 273 de Bauru e 39 de Sorocaba.

Itu possui uma grande quantidade de pontos turísticos, hospedagens e lazer. Fazendas antigas que fizeram parte da história local, sítios, apiários, casarios e museus históricos, como o Museu Republicano, Regimento Deodoro (antigo colégio de São Luis), Igrejas com suas tradições, como a Matriz, Igreja do Bom Jesus, Igreja do Carmo, Igreja do Patrocínio entre outros atrativos.


Belezas naturais
Belezas naturais estão espalhadas por todo município, tendo como principal destaque o Parque do Varvito, um dos únicos do mundo, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores científicos de muitos países. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito ocupa uma área de 44.346 m2 de antiga pedreira.

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto, ou lençol de gelo, cobriu a região sudeste da América do Sul.

O Parque do Varvito, além de oferecer ambiente agradável em contato com a natureza, apresenta painéis didáticos sobre a manifestação geológica e mantém outros atrativos para os visitantes como a gruta lágrima do tempo (que recebe esse nome devido à formação de gotas d´agua em sua parede, dando a impressão de lágrimas), bosques, lago, cascata, quiosques, playground, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições. Possui lanchonete e estacionamento para carros, motos e ônibus. Localiza-se a 1.400 metros do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont. Telefone: (11) 4022-2181. Endereço: Rua do Varvito, s/n – Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária. Visitação: terça a domingo, das 8h às 17h. Entrada gratuita www.turismoemitu.com/varvito

Outro passeio imperdível é conhecer o Bosque Alceu Geribello, que recebeu o nome do cidadão que lutou para preservar este pedaço da Mata Atlântica, que fazia parte de sua propriedade, quando neste espaço foram realizados os loteamentos dos quais se originaram o Bairro Brasil. Endereço: Rua Campo Grande, s/n, Bairro Brasil. Visitação: terça a domingo, das 8h. às 17h. Entrada gratuita www.bosque.turismoemitu.com


Sobre a história do município que teve sua fundação em 1610.
O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Esta capela foi construída por Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz. Eles receberam por sesmaria em 1604, a posse das terras dos campos do Pirapitingui. Em 02 de Fevereiro adotou-se o dia com data de aniversário de Itu, por  coincidir com o dia de Nossa Senhora da Candelária.

Em 1.811, foi criada a Comarca de Itu. Pela Lei Provincial de 05 de fevereiro de 1.842, a Vila de Itu foi elevada à cidade. Nessa ocasião, possuía umas 800 casas. A partir de 1.850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.

Em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando, com o tempo, um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o Governo Imperial. Cresceu em Itu o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Início da propaganda republicana, com a criação do Partido Republicano Paulista. Por isso mesmo, Itu é chamada de “Berço da República”.

Após 1970, com a construção da rodovia Castelo Branco, novas indústrias instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso. 

www.proturitu.com.br
www.itu.sp.gov.br/

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Turismo


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35007



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz