O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
OMS eleva grau de alerta da gripe suína; pandemia é iminente
Por Zildda Brandaoh - 05/05/2009 às 10:56


A OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou para grau 5 o alerta da gripe suína, em escala que vai de 1 a 6. Isso significa que, agora, é iminente uma pandemia (epidemia de vasto alcance geográfico, talvez global). "Toda a humanidade está sob ameaça em uma pandemia", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou a existência de dois casos suspeitos.

"É hora de todos os países ativarem seus planos de prevenção pandêmica", disse Chan. Conforme Chan, entidades como o Banco Mundial foram acionadas para mover recursos para que as fabricantes de medicamentos antivirais aumentem sua produção, de modo a tentar ajudar o maior número de pessoas possível. "É uma oportunidade de solidariedade, enquanto buscamos respostas que beneficiem todos os países, toda a humanidade." Em entrevista, Chan disse que a organização ainda não sabe quão severa será a epidemia. Ela disse que a organização irá "monitorar a evolução e colher informações específicas para responder essa pergunta de uma maneira mais eficaz." Ela ressaltou, porém, que a influenza pode ser leve em países ricos e "altamente mortal" em países em desenvolvimento.

 

Há, ao todo, 148 casos confirmados de gripe suína no mundo, de acordo com a OMS. Há ainda sete mortes no México e uma nos Estados Unidos, a partir de dados informados pelos governos. Os casos de infecção reconhecidos pela OMS foram identificados em nove países de quatro continentes: Estados Unidos (91), México (26), Áustria (1), Canadá (13), Alemanha (3), Israel (2), Nova Zelândia (3), Espanha (4) e Reino Unido (5). Este novo balanço não inclui um caso confirmado pelo governo da Costa Rica nesta terça-feira (28), apesar de acrescentar a Alemanha e a Áustria à lista de países em que foram identificadas infecções pela forma específica de vírus de influenza A H1N1 que causa a gripe suína..

 

No México, o governo confirma oito mortes, mas investiga outras 152. Nos Estados Unidos já foi confirmada a primeira morte. O número de pessoas infectadas, estima o governo mexicano, pode ser superior a 2.000. A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinada em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1.

Segundo o governo brasileiro, quem comprou e pagou por pacotes de férias, tem direito a partir de agora, a devolução integrau dos valorres por parte das operadoras/hotéis/agências.





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34903



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz