O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
Como acabar com as olheiras
Por Zildda Brandaoh - 30/04/2009 às 3:25


As olheiras são causadas, muitas vezes, pela falta de sono, cansaço, estresse, sintoma da TPM ou até por hereditariedade.  Mas só quem já tentou de tudo, como rodelas de pepino, compressa fria de chá de camomila, aplicação de vitamina, entre outras idéias e acorda todos os dias e se depara com os olhos “rodeados” por uma mancha escura sabe como é difícil conviver com esse problema que atormenta homens e mulheres.


De acordo com o médico cirurgião plástico Dr. Vitório Maddarena Jr, Membro
Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, “nossos olhos se assemelham a esferas do tamanho de um limão, apoiado em 5 coxins de gordura, dois em cima e três embaixo. Com o tempo essas bolsinhas de gordura deslocam-se para a frente, alterando a volumetria da região. O resultado é a formação de saliências e reentrâncias, além da compressão de vasos sanguíneos e linfáticos dessa área. A alteração do relevo da região causa o aparecimento de sombras, que somado à pele mais escurecida por dificuldade de irrigação faz surgir as olheiras. Quanto mais cansados, a dificuldade de retorno venoso torna-se maior, intensificando as olheiras”.


Para o médico, o uso de compressas frias, somadas à aplicação de cremes específicos,  estimulam a contração dos vasos, melhorando a coloração. “Alguns cremes melhoram a hidratação e o metabolismo celular, mas sempre levando em conta que a pele é um órgão de barreira e que, portanto a absorção de substâncias por ela é quase nula.”


Outro fator importante no aparecimento de olheiras é a hereditariedade. “Pessoas com bolsas palpebrais mal posicionadas e também com deficiência de irrigação na região têm maior propensão. Para mulheres e homens com esta característica, os tratamentos vão desde compressas e cremes a cirurgia, passando por laser e, no caso de sombras da região, tratamentos com preenchimento de ácido hialurônico. O resultado é imediato e a duração é de cerca de um ano”, resume Dr. Vitório Maddarena Jr.


Para o tratamento de olheiras, o cirurgião plástico ainda indica as seguintes técnicas:


Laser -
Ideal para tratar as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor escura da região, causando a fragmentação do pigmento e clareando a pele.


Para fazer o tratamento a laser, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam o órgão. O tratamento requer de 4 a 5 sessões. Nesse período é fundamental proteger-se da exposição solar.


Peeling
- Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento, mas esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação de um médico para evitar manchas ou outras complicações. Porém, em uma versão menos abrasiva, a pessoa poderá recorrer aos produtos despigmentantes, ou seja, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.


Cremes –
Alguns cremes atuam como coadjuvantes no tratamento agindo na drenagem local e melhorando a irrigaçao, como por exemplo produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso, melhorando a microcirculação.

Dr. Vitório Maddarena Jr,





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34594



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz