O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
Essências Florais no tratamento da fibromialgia
Por Zildda Brandaoh - 02/04/2009 às 10:39


Portadores da síndrome se beneficiam com o uso de terapias complementares que ajudam a diminuir o estresse.


Quando se fala em fibromialgia, a primeira coisa que vem a cabeça são os sintomas: dores pelo corpo, muitas vezes acompanhadas de fadiga crônica. Por outro lado, ainda não estão esclarecidos quais os mecanismos ou a causa que provocam essa síndrome. 


A psicóloga Luciane Gerodetti, terapeuta floral e criadora do sistema das Essências Florais da Chapada Diamantina, aponta para a importância das pessoas, que sofrem com a fibromialgia, irem em busca de tratamento para suas questões emocionais e tentarem diminuir o nível de estresse, processo no qual o uso de florais e de outras terapias complementares podem ser associadas ao uso de remédios alopatas. Confira abaixo a entrevista de Luciane:
 


1. Existem exames para o diagnóstico da fibromialgia?
Não existem exames laboratoriais para o diagnóstico da fibromialgia. O diagnóstico é clínico, quando se identifica os diferentes pontos de dor e a presença de quadros de depressão e ansiedade. Se a pessoa tiver problemas para dormir, mais um ponto a favor do diagnóstico positivo. Dormir pouco ou dormir mal ajuda a desenvolver o quadro de fibromialgia em momentos de grande estresse.



2. Quais os fatores físicos e emocionais que causam a doença?
Do ponto de vista clínico, não se sabe o que causa a síndrome da fibromialgia, mas o que se observa é que, normalmente, as pessoas que apresentam as dores estão passando ou passaram por um grande estresse ou trauma. Essa é uma questão tão marcante, que a maioria dos tratamentos tradicionais são feitos com antidepressivos.


3. Como os florais atuam no tratamento dessa síndrome? Quais são?
Há algum tempo, uma pesquisa revelou que quando uma pessoa passa por uma situação de rejeição profunda, a rejeição aciona no cérebro os mesmos dispositivos da dor. Florais são essências vibracionais e que atuam por freqüência no universo mental-emocional do indivíduo, buscando equilíbrio. No sistema das Essências Florais da Chapada Diamantina, a composição fundamental  para o tratamento da fibromialgia  combina florais que focam os seguintes temas: rejeição (0207), depressão (Pini), desestrutura interna (Grisea), tensão muscular, medo (Lanthus), liberação de meridianos de energia, desapego/perdão (Aspilia, Poço da Princesa), responsabilizar-se pela própria vida (Pappus), para que o indivíduo não se perca em vitimismos (Mandevilla) e aprender com a dor (Elongata). É preciso trabalhar um deixar ir, com consciência e poder pessoal. 


4. Qual o tempo mínimo de uso dos florais nesse caso?
Ninguém desenvolve um quadro de fibromialgia por razões pequenas. Essa é uma síndrome que está relacionada a algo profundo e intenso no indivíduo, uma dor imensa na psique que transbordou para o corpo físico. Neste caso, eu recomendo que o floral seja usado por no mínimo seis meses.


5. O uso dos florais na fibromialgia pode ser associado a outros tratamentos?
Certamente. É interessante unir tratamentos como massagem, acupuntura e reiki, terapias complementares que buscam mais relaxamento e equilíbrio, além de terapia com um psicólogo. Nada impede que o floral seja usado juntamente com remédios alopatas, como os antidepressivos. É fundamental que o indivíduo comece a compreender essa dor e aprenda com ela. Olhar para as raízes da dor é olhar para si mesmo, e isso faz grande diferença em seu processo de cura da fibromialgia, ou pelo menos, diminuição das dores.  



Sobre Florais da Chapada Diamantina


A empresa Essências Florais da Chapada Diamantina foi criada, em 2005, por sua atual diretora, Luciane Gerodetti, psicóloga (CRP 06/55094-6), terapeuta floral desde 1992, especialista em Hipnose e em EMDR - Eye Movement Dessenssitisation and Reprocessing (Reprocessamento de Traumas). A marca trabalha exclusivamente com essências provenientes dessa região do Brasil, com uma flora abundante e solo rico em diamantes, o que garante a qualidade de seus produtos, bem como contribui para a preservação e valorização da Chapada.


Seguindo sempre uma filosofia de respeito e gratidão à natureza, parte da receita obtida com a venda dos florais dá apoio ao Projeto Sempre Viva, iniciativa de consciência sócio-ambiental e preservação ecológica estabelecida no Parque Municipal de Mucugê, na Bahia. O Parque já foi honrado com diversos prêmios e recebe escolas de todo o país, além da Europa e dos Estados Unidos, com as quais realiza trabalhos de educação ambiental.


Mais informações sobre a empresa e os florais podem ser obtidas no site www.essenciasfloraisbrasil.com.br

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Lídia
lidiaduarte202@gmail.com
contagem-MG
29/08/2016 - 13:20

Olá, tenho depressão e síndrome do pânico, tomo todos os dias escitalopram e clonazepam. Ainda dou crise de panico e no momento das crises tomo clonazepam para aliviar. Venho sentindo muitas dores pelo corpo e sempre tomando tilenol ou ibuprofeno, mas de um tempo pra cá não esta resolvendo mais. Ao acordar pela manhã as dores nos braços e pernas estão ficando insuportaveis. Como faço acompanhamento no SUS se complica mais pois a falta de interesse em ajudar e imensa! Daria tudo para voltar a minha vida normal, pois já me encontro nessa angústia a quase dois anos. Tenho um filho de 2 anos e um de 6, trabalho junto com meu esposo em comercio e quase não temos tempo pra nós. Acredito q meu caso tem uma saída, assim como não existe problema sem solução, só preciso de uma ajuda, pois já passei por clinico, pisicologo, pisiquiatra, terapeuta e até endocrinologista. Obrigada por lerem meu desabafo e quem puder me dar alguma orientação ficarei muito grata!
------------------------------------------------------------


COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34274



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz