O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
Tratamentos contra o envelhecimento das mãos
Por Zildda Brandaoh - 27/03/2009 às 12:45


A pele, assim como os demais órgãos do corpo, passa por alterações ao longo do tempo. Estas mudanças provocam o envelhecimento, que já se inicia no nascimento, mas começa a dar os primeiros sinais mais visíveis a partir dos 25 anos. No entanto, o trabalho para reduzir o ritmo do envelhecimento é contínuo. Tem começo, mas não tem fim. 

Neste processo, as mãos ganham destaque por estarem mais expostas ao fotoenvelhecimento e às agressões inerentes do cotidiano como, por exemplo, a utilização de detergentes e o freqüente uso de água, que juntos afetam o estado da pele e a aparência das mãos. 


Para entender como acontece a perda do viço da pele nesta região e como proporcionar rejuvenescimento às mãos, conversamos com a médica dermatologista Dra. Marjorie Melo, especialista em Dermatologia Clínica e Cosmiatria, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Academia Americana de Dermatologia e diretora da Melo Delcourt Clínica de Dermatologia. “A mão, como qualquer outra parte do corpo, merece cuidados específicos porque ela é um importante cartão de visitas”. Confira. 


Dra. Marjorie Melo

1 - A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo?

A derme, camada da pele composta principalmente por fibras de colágeno, possui espessuras variáveis ao longo do organismo. Na mão sua espessura é menor, portanto existe uma menor quantidade de fibras colágenas se comparado, por exemplo, à um dorso. Por isso, podemos concluir que a mão pode envelhecer mais rápido que outras partes do corpo.


2 - Porque se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos?

A fotoproteção deve ser a mesma para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que nas mãos, a reaplicação deveria ser mais freqüente pelo hábito de lavá-las.


3- Quais são os cuidados diários que devemos ter?

Os cuidados diários são lavar as mãos com sabonete de PH fisiológico para não ressecá-las, hidratar com um creme ou loção com FPS.


4 - Pessoas que transpiram muito devem ter cuidados redobrados?

As pessoas que transpiram muito têm um risco maior de desenvolver patologias como a disidrose, uma patologia que corresponde a formação de vesículas na palma das mãos e dos pés de caráter recidivante (evolui em surtos) e que, muitas vezes, são associadas a infecções fúngicas.


Outra patologia comum e indesejável são as melanoss solares (manchas), decorrentes do acúmulo de sol, mas que não tem nada a ver com o suor.


5) Como tratar estas manchas?

As melanoses são tratadas com o laser Alexandrita (gentlelaser), um aparelho que emite uma luz vermelha direcionada apenas à melanina existente nas lesões pigmentadas, as regiões ao redor da área tratada ficam intactas. É a minha primeira opção.


6 - No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar?

Para comprar um creme para as mãos é sempre interessante observar a presença de filtro solar, pelo menos FPS 15 e de hidratantes.


7- Quais outros cuidados que se deve ter com as mãos, para prevenir o envelhecimento?

Podemos estimular a produção de colágeno também nas mãos com o uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada (Harmony) que, além de clareá-las, promovem um aquecimento que estimula a produção de colágeno.


8- Existe peeling para as mãos? Qual o melhor?

Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado de não ser muito agressivo na mão porque o processo de cicatrização é pior do que no rosto. Gosto muito do resultado do peeling de pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) 15% nessa região. Na forma de pasta, o ácido é mais fácil de ser aplicado, porque garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e clareamento da mão.


9- Qual a melhor técnica para suavizar os sulcos que aparecem com a idade?

Com a idade perdemos tecido gorduroso nas mãos, deixando aquele aspecto de mão enrugada, sem sustentação. Uma boa técnica é o uso de preenchedores com o ácido hialurônico, uma forma se mesoterapia superficial que garante a hidratação da região, chamado de Mesolis. 


10- Os hidratantes diários para as mãos devem conter que tipos de ativos?

Para as mãos, hidratantes a base de uréia, óleo de uvas, fomblim (um ativo que promove um filme protetor resistente à água e produtos químicos em geral, sem efeito oclusivo), óleo de silicone, manteiga de manga (com uma ação emoliente e nutritiva).


11- E as unhas, elas envelhecem?

As unhas são compostas por queratina. Quando são saudáveis são fortes e lisas, com um tom rosado. Elas também envelhecem e podem ficar doentes. Alterações sistêmicas como problemas de tireóide, anemia, problemas de circulação e deficiências nutricionais podem afetar as unhas.


12- Algumas pessoas têm unhas que apresentam ondulações bem significativas. Isso é sinal de algum problema?

No processo de envelhecimento das unhas podemos ter alterações definitivas como as ondulações ungueais e que não representa nenhuma doença.


13- Como tratar?

Nas ondulações ungueais é sempre importante descartar algumas patologias associadas como infecções fúngicas e doenças sistêmicas


14- Como deixa-las saudáveis?

Para unhas saudáveis é muito importante uma alimentação rica em ferro e proteínas de alta qualidade e vitaminas do complexo B e C. Para as mulheres, evitar o uso excessivo de acetona e removedores de esmalte. Além disso, sempre que hidratarmos o corpo não podemos esquecer das unhas e cutículas. 




Dra. Marjorie Melo
/ CRM SP 94733
Dermatologista, especialista em Dermatologia Clínica e Cosmiatria, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Academia Americana de Dermatologia. Sócia-Diretora da Melo Delcourt Clínica de Dermatologia.

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34753



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz