O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
OBESIDADE/DIAGNOSTICO - Dra. Maria Carolina do Nascimento
Por Zildda Brandaoh - 03/11/2008 às 21:54




Dra. Maria Carolina do Nascimento
- Doutora em Endocrinologia pela FMUSP - Membro da Sociedade Latino Americana de Tireóide - CRM 72532 - Vencedora do Prêmio Merk/2001 como a Melhor Jovem Pesquisadora de Tireóide da América Latina

www.drantoniocarlos.med.br



OBESIDADE/DIAGNOSTICO

 

O diagnostico da obesidade se dá pelo cálculo do IMC e pelo índice abdômen/quadril. Os valores estão passando por uma revisão e variam conforme a etnia, mas nas mulheres esse numero não deve passar de 88 centimetros e, nos homens , de 102. Acima disso indicam a presença de obesidade central - também chamada de abdominal ou visceral.

 

Este depósito de gordura é particularmente nocivo para o coração pois essas células gordurosas são justamente as primeiras a serem quebradas para manter o metabolismo corporal. E dessa reação sobram as moléculas que desencadeiam um aumento das gorduras na corrente sanguinea.

 

A obesidade é uma doença complexa. Não existe uma unica causa ou cura. Você ganha peso quando ingere mais calorias do que queima. Mas a obesidade é influenciada por muitos outros fatores como: histórico familiar, tipo de trabalho que faz, a raça e o ambiente.

Comer demais é muito facil nos dias de hoje. As porções de fast-food e restaurantes são muito grandes, ao ponto que uma refeição é capaz de lhe dar calorias suficientes para o dia inteiro.

 

A comida também é um foco de atividades sociais. Unir familiares e amigos sempre está relacionado a comidas. E comer também pode ser acolhedor quando você está estressado ou deprimido.

 

Preocupações emocionais: estresse, ansiedade, ou doenças como depressão ou a sindrome do pânico levam as pessoas a comer mais. Alguns comem para se acalmar, para evitar e lidar com o problema ou amortecer emoções negativas.

 

Se você está obeso, tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicérides altos, doenças coronárias, derrame e apnéia, entre outras coisas. Com a perda de peso, o risco cai.

 

Quando você estiver pronto para iniciar as mudanças, não tarde em começá-las. Qualquer coisa que você possa fazer que seja mais saudável do que vinha fazendo é um passo na direção certa.

 

Estas e outras duvidas poderão ser elucidadas pela Dra. Maria Carolina do Nascimento

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34963



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz