O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

SAÚDE
São Paulo participa do manifesto pela modernização e democratização do tratamento do linfoma
Por Zildda Brandaoh - 24/09/2009 às 10:19


São Paulo participa do manifesto pela modernização e democratização do tratamento do linfoma


A campanha Linfoma é Câncer. Informação é Vida será realizada no dia 28 de setembro no vão livre do MASP, em São Paulo, e deverá percorrer ainda Rio de Janeiro e universidades de várias cidades brasileiras

 

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) realiza no próximo dia 28, das 8h às 14h, no vão livre do MASP, a campanha Linfoma é Câncer. Informação é Vida. O desafio da iniciativa é conseguir o maior número possível de adesões ao Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento, que será entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Os especialistas brasileiros consideram que a incidência do linfoma no País cresceu nas últimas duas décadas, de 4 a 5% ao ano. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2009, deverão ser registrados 11.970 casos da doença.

 

Durante a ação, serão disponibilizadas informações completas sobre a doença, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Os artistas plásticos Romero Britto e Vera Ferro participarão da iniciativa com a imagem de uma obra estampada no símbolo da campanha – duas mãos de 4 metros cada uma -, que estará exposto no local.

 

“É fundamental que todos os brasileiros, independente da condição econômica, tenham acesso aos tratamentos mais modernos e eficientes e possam, assim, ampliar sua chance de cura e a qualidade de vida”, esclarece a presidente da ABRALE, Merula Steagall. A iniciativa continua no dia 30 de setembro, no Largo da Carioca no Rio de Janeiro. Além disso, serão realizadas ações especiais em universidades de Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador.

  O Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento pode ser acessado pelo site (www.linfoma.org.br).

 

Madrinha especial

Para reforçar a voz pelos pacientes, a campanha conta com uma madrinha especial, a escritora Glória Perez que recentemente foi diagnosticada com a doença e incluiu o tema nos últimos capítulos da novela Caminho das Índias.

 

Tipos de linfomas

O Linfoma é um grupo de tumores malignos (cânceres) que se desenvolvem principalmente nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. O sistema linfático é um dos responsáveis pela defesa natural do organismo contra infecções. Tradicionalmente existem dois grupos de Linfomas: de Hodgkin e Não-Hodgkin, que correspondem respectivamente a 20% e 80% de todos os casos diagnosticados no Brasil e no mundo.

 

Tratamento

O tratamento pode variar de acordo com o estágio e o tipo de linfoma diagnosticado. Pode incluir uma ou mais formas de tratamento, como: quimioterapia, radioterapia, Imunoterapia (anticorpos monoclonais), cirurgia e transplante de medula óssea.

 

 indolor dos linfonodos (íngua) no pescoço, debaixo dos braços ou na virilha. Outros sintomas comuns são: febre persistente; coceira; suor (geralmente à noite); fadiga ou cansaço; dor abdominal; perda de peso inexplicada e pele áspera. Se ocorrer um ou mais desses sinais por mais de 15 dias, é importante procurar orientação médica para o correto diagnóstico do linfoma.

 

Serviço: Linfoma é Câncer. Informação é Vida

Data: 28 de setembro

Local: Vão livre do MASP – Av. Paulista

Horário: 8h às 14h

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Saúde


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35173



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz