GASTRONOMIA
A gastronomia no festival Cara Irlanda
23/03/2009 às 0:50



O Boxty a panqueca de batata irlandesa e o "Irish Stew", o guisado de carneiro com legumes, são os destaques da gastronomia no festival Cara Irlanda, de 17 a 27 de março no O'Malleys, em São Paulo e no Mulligan, em São Paulo e Porto Alegre. Quem escolher esses pratos, ainda ganha cortesias.


O Boxty esta panqueca de batata, típicamente irlandesa, servida com diferentes recheios (Beef & Guinness, Pork & Cabbage, Salmão & Espinafre ou vegetais, entre outros) será o prato em destaque do cardápio do Mulligan, tanto em São Paulo como em Porto Alegre, durante o festival Cara Irlanda, de 17 a 27 de março. Nesses dias, quem pedir Boxty ou um prato principal, ganhará de presente a sobremesa, a escolher.


“ Boxty on the griddle, boxty in the pan

If you can´t make boxty, you will never get your man”


Muito popular na Irlanda, onde até rima em versos, a Boxty vai servir de introdução à culinária irlandesa, um dos aspectos culturais de Cara Irlanda, este festival abrangente que vai falar também do paladar irlandês. Especialmente apreciada nas chamadas Midlands ao centro da Irlanda, ao sul de Ulster e especialmente em Sligo, Donegal (onde é também chamada Poundy), Leitrim e Cavan, as Boxty não se encontram, com frequência, em cardápios de restaurantes fora dessas áreas e, para prepará-las seguindo a tradição, mas adaptando-as ao sabor brasileiro, o Mulligan realizou longa pesquisa, no próprio país.



Irish Stew


Considerado um dos pratos nacionais da Irlanda, o Irish Stew é o destaque no cardápio do O'Malleys, em São Paulo. Quem pedir este prato, entre 17 e 27 de março, período do festival Cara Irlanda, ganha uma Harp, cerveja irlandesa como cortesia.


Guisado irlandês (em gaélico: "stobhach gaelach") feito com carne de cabrito ou carneiro, batatas, couve-branca, alho-poro, cenoura e aipo, o Irish Stew, nutritivo e saboroso, era preparado, na sua origem, com ingredientes da época, com o que as famílias tinham à disposição: as ovelhas, que forneciam lã para roupas quentes, leite para beber e para fazer queijo e também a comida, as raízes que cultivavam e especialmente a batata. Na preparação do Irish Stew a carne deve ser cozida lentamente, durante cerca de duas horas e meia, para que fique tenra e as batatas, adicionadas ao final, para não ficarem demasiado cozidas. Não são usadas ervas mediterrâneas no seu preparo onde entram também outros vegetais tais como nabo, cenoura e cevada. Mais recentemente os "stews" ganharam versão com uísque ou cerveja Guinness e, ao imigrar para os Estados Unidos os irlandeses introduziram o "stew" na culinária local que, por falta de carneiros suficientes acabou criando a versão com carne bovina e Guinness.



Batatas e muito mais


Quem pensar que  batata é o único prato do cardápio irlandês, irá certamente se surpreender. Sem dúvida um ingrediente de preferência nacional, a batata aparece  não apenas no Fish & Chips mas, preparada de inúmeras maneiras: cozida, assada ou na composição de inúmeros ensopados ou “stews”, com versões – as mais famosas - enriquecidas com Guinness. Mas ainda há o colcannon, um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre ou repolho e o champ é feito com purê de batata misturado com cebolinha-verde picada.


Mas essa culinária tradicional, que ainda existe e é muito apreciada, complementa-se com a moderna gastronomia irlandesa, pratos que usam moluscos e crustáceos especialmente por causa da alta qualidade desses produtos disponíveis na costa da Irlanda. São famosos os chowders, uma sopa espessa feita com frutos do mar, absolutamente saborosa; as ostras também são muito populares na Irlanda,  servidas com Guinness, e tem até um festival anual em Galway, no oeste do país.


Também não podemos esquecer que a Irlanda é famosa pelo seu breakfast, uma refeição frita (ou grelhada) geralmente constituída de bacon, ovos, salsicha, morcela preta e branca, tomates fritos e onde pode ainda ser incluído pão de batatas ou batatas.




Serviço:

Gastronomia Irlandesa
De 17 a 27 de março


Mulligan SP
R. Bela Cintra, 1579, Jardins - São Paulo, SP
Tel.: (11) 3892-1284


Mulligan RS
R. Padre Chagas, 25, Moinhos de Vento -Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3029-3725


O'Malleys
Al Itu, 1529, Jardins - São Paulo, SP
Tel: (11) 3086-0780

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Hotelaria

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34906



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz