GASTRONOMIA
ExpoVinis Brasil apresenta resultados de sua 18ª edição e anuncia data em 2015
02/06/2014 às 9:8



19º ExpoVinis Brasil - 22 a 24 de abril de 2015, Expo Center Norte, SP

19º ExpoVinis Brasil - 22 a 24 de abril de 2015, Expo Center Norte, SP
400 vinícolas apresentaram seus vinhos no ExpoVinis Brasil, principal evento do setor na América Latina. Com cerca de 60 mil garrafas abertas e degustadas por mais de 10 mil pessoas, a feira se destacou pelas novidades em tintos, brancos e rosés, e também pelas mudanças em alguns aspectos do evento, que anuncia a data de sua 19ª edição: de 22 a 24 de abril de 2015, no Expo Center Norte.
19º ExpoVinis Brasil - 22 a 24 de abril de 2015, Expo Center Norte, SP
O ano de 2014 reforça o perfil internacional do ExpoVinis, já que foi a primeira edição realizada pela joint venture formada pela BTS Informa e pelo grupo francês Comexposium, a SIAL Brasil Feiras Profissionais, que adquiriu a feira em 2013. De acordo com Ana Ishida, Show Manager da feira, as mudanças implementadas impactaram positivamente.

"O retorno que recebemos dos expositores, profissionais e consumidores reafirma a eficácia das ações que implementamos de acordo com a demanda das empresas e dos visitantes. A vinda deimportantes compradores da América Latina para as Rodadas de Negócios e o transfer gratuitoforam alguns dos aspectos muito bem avaliados por todos que estiveram no evento, mas anotável qualificação do público certamente foi ponto mais relevante.”

Para atrair um público ainda mais qualificado, foi utilizado o banco de dados da Fispal Food Service, outro grande evento realizado pelo grupo, com mais de 150 mil nomes do canal que integra restaurantes, bares, pizzarias e hotéis. O público de mais de 10 mil pessoas foi altamente selecionado, de acordo com a solicitação dos expositores – parte da estratégia da BTS.

"Tivemos uma parcela significativa de profissionais da área de hotelaria e restaurantes, que representaram 18,8% do público, e importadores e distribuidores, que somaram 17,4%, além de 13,4% de distribuidores e atacadistas”, resume Ana Ishida. O setor varejista representou 10,3% do público do ExpoVinis, seguido por supermercados/hipermercados (7,6%), especialistas (7,3%), produtores de vinho (3,7%) e bares e padarias (3,3%).

Segundo depoimentos reunidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho, esta foi a melhor edição, com perspectivas de ampliar mercados, reforçar a imagem e estreitar relacionamento. Para os expositores, este ano houve um público bastante focado em lançamentos, o que dá ótimas possibilidades de concretizar um bom volume de negócios após a feira.



"A maioria das vinícolas que vieram ao Brasil fecharam acordos comerciais ou regressaram com muitas perspectivas de negócios”, afirma Álvaro Arriagada, gerente de área Brasil e Europa daWines of Chile.

"A organização foi excelente, o que tornou a visitação ainda melhor. Esperamos bons resultados futuros”, finalizou Germán Garfinkel, da importadora Bodegas Selecionadores de Vinhos.

Além do traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do pavilhão até a estação, este ano o ExpoVinis Brasil e o aplicativo 99Táxis trabalharam em parceira para atender os visitantes com mais rapidez e segurança. Também importante foi a parceria com a Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), que recolheu e vai reciclar as 60 mil garrafas descartadas durante o ExpoVinis.
19º ExpoVinis Brasil - 22 a 24 de abril de 2015, Expo Center Norte, SP
Um mundo de vinhos

África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai dividiram as taças dos visitantes com países ainda pouco conhecidos no mercado brasileiro e que vieram pela primeira vez. Foi o caso da China - maior consumidor mundial de vinho tinto -, Holanda, Polônia e Peru.

Entre os destaques estiveram o espaço da França, que reuniu 50 produtores das principais regiões do país, e Portugal, representado pela Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo e pelo grupoViniPortugal. O Chile, país número 1 no ranking de importações no Brasil, reuniu, no espaço da Wines of Chile, dez vinícolas em busca de importadores em nosso mercado.

O Brasil foi representado por alguns dos principais produtores nacionais: o Instituto Brasileiro do Vinho trouxe nomes como Miolo, Dunamis, Gran Legado, Perini, Peterlongo e Tecnovin, e aAssociação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude reuniu importantes produtores de Santa Catarina, entre eles Villagio Grando, Suzin e Kranz. Vinícolas com espaço próprio completaram a lista de brasileiros no evento: Aurora, Vinícola Garibaldi, Lídio Carraro - que produz o vinho oficial da Copa do Mundo -, Pizzato, Pericó e Salton.

As importadoras Adega Alentejana, Barrinhas, Bodegas Selecionadores de Vinhos e Caves Santa Cruz marcaram presença no ExpoVinis Brasil 2014, assim como o grupo Concha y Toro, através da VCT Brasil, e o Sebrae, um dos patrocinadores do evento.

Top Ten 2014

Uma das atividades mais aguardadas do ExpoVinis Brasil, o concurso Top Ten elegeu os melhores vinhos da 18ª edição do evento nas categorias Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.

Na manhã do primeiro dia do evento foi realizada, pela primeira vez, uma cerimônia oficial para anunciar os vencedores da prova, escolhidos por um júri formado por importantes nomes do mundo do vinho como Manoel Beato (sommelier do grupo Fasano), Jorge Carrara (revista Prazeres da Mesa e site Basilico), Suzana Barelli (revista Menu), José Maria Santana (revista Gosto), José Luiz Borges Alvin (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Marcio Oliveira (SBAV-MG e Vinotícias), José Luiz Pagliari (SBAV-SP e Senac-SP), Celito Guerra (Embrapa-RS) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho).

Presidiram o júri do concurso os consultores José Ivan Santos e Jorge Lucki.

TOP TEN EXPOVINIS BRASIL 2014

19º ExpoVinis Brasil - 22 a 24 de abril de 2015, Expo Center Norte, SP

Blog Hunter

Pela segunda vez no ExpoVinis Brasil, um grupo dos principais blogueiros de vinhos do Brasil se reuniu para eleger o Melhor Tinto e o Melhor Branco do evento. O desafio consiste no seguinte: os blogueiros “caçaram” pela feira aqueles que eles acreditavam ser o melhor branco e o melhor tinto de até R$ 50,00 (preço consumidor final), independente da nacionalidade do rótulo. Após a seleção, os vinhos foram degustados às cegas pelos participantes que elegeram como Melhor Branco o Vila Flor Douro 2012, de Portugal, e, como Melhor Tinto, o Montes Toscanini 2011, do Uruguai.

“Nosso objetivo é, juntamente com Cesar Adames, jornalista e professor que organizou o concurso, promover a difusão de rótulos com excelente custo-benefício. A ideia é ampliar as categorias e incluir espumantes no Blog Hunter 2015, além de aumentar a participação dos blogueiros e ter cerca de 30 blogs de vinhos integrando o grupo”, finaliza Ana Ishida.

Rodadas de Negócios

As Rodadas de Negócios, uma das atividades mais importantes do ExpoVinis Brasil, foram ampliadas em 2014 e este ano o evento recebeu compradores de países como Argentina, México,Paraguai, Peru e Estados Unidos. Mais de 200 reuniões foram promovidas e a expectativa é que R$ 26 milhões sejam gerados nos próximos meses.

As Rodadas de Negócios consistem em mediar o contato entre expositores e compradores dos principais canais de distribuição do vinho. As reuniões são agendadas pela organização da feira de acordo com a demanda e o perfil do expositor, e esta atividade paralela contribui para a missão fundamental da feira, que é gerar negócios e promover o crescimento do setor.

Informações sobre o ExpoVinis Brasil no site:
expovinis.com.br



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Gastronomia

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34008



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz