>
O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

DICAS
No Dia Nacional de Combate à Asma, Dr. Recomenda lembra importância de adesão ao tratamento
Por Zildda Brandaoh - 22/06/2015 às 9:46


NO DIA NACIONAL DE COMBATE À ASMA, DR. RECOMENDA REFORÇA IMPORTÂNCIA DE ADESÃO AO TRATAMENTO CONTÍNUO

Aplicativo de saúde que coloca usuário em contato com médico fornece suporte educacional para paciente asmático se engajar no tratamento da doença

Celebrado no próximo dia 21 (domingo), o Dia Nacional de Combate à Asma é uma data importante para que os portadores dessa doença crônica conheçam sobre os sintomas e tratamentos. Não à toa, também é neste dia que se inicia a estação mais seca do ano, o inverno.

Por se tratar de uma doença crônica, a asma exige monitoramento médico e medicação constante para controlar seus sintomas. Por isso, o Dr.Recomenda, plataforma multicanal que facilita o entendimento das orientações de uso de medicamentos e o gerenciamento da saúde ao conectar pacientes e médicos, aproveita a ocasião para reforçar a importância da adesão ao tratamento contínuo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), existem hoje aproximadamente 20 milhões de asmáticos em todo o Brasil, entre crianças e adultos. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença responde por 350 mil internações anuais no país, e é também a terceira e quarta causa de hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o grupo etário considerado. De janeiro a novembro, de 2014, foram registrados no SUS 105,5 mil internações pela doença, o que resultou em um custo de R$ 57,2 milhões para a rede pública de saúde, conforme dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH).

Nesse contexto, a adesão ao tratamento é uma das chaves para reduzir as internações e garantir uma qualidade de vida melhor para o paciente. O tema inspirou a médica Regina Diniz e a economista da saúde Luiza Granado a lançarem, este ano, o aplicativo Dr. Recomenda, para engajar o paciente de doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão a aderir ao uso de medicação contínua.

O tema da adesão ao tratamento é considerado um dos grandes desafios do século XXI pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo estudos, a baixa adesão aos tratamentos que incluem prescrição de medicamentos de uso contínuo gera custos alarmantes e crescentes, que representam 75% dos gastos evitáveis com saúde no mundo, estimados em US$ 47 trilhões até 2030.

Segundo Luiza Granado, Diretora de Negócios do Dr. Recomenda, a falta de informação por parte dos pacientes asmáticos prejudica o engajamento no tratamento contínuo da doença. “A baixa adesão à medicação continuada tem um grande impacto socioeconômico, em virtude dos custos diretos com tratamento ambulatorial e internações, e custos indiretos, decorrentes dos níveis elevados de abstenção nas escolas e nas empresas”, afirma.

O Dr. Recomenda aposta na educação personalizada em saúde como estratégia para engajar o paciente. De acordo com a CEO da empresa, Regina Diniz, a ferramenta prioriza o acesso à informação, por meio do contato estabelecido entre o médico e o paciente. “É fundamental educar o asmático para que ele possa se envolver no próprio tratamento, otimizando os resultados das medidas de combate à doença e melhorando sua qualidade de vida”, diz.

Regina explica que, por ser uma doença que não se manifesta com constância, o tratamento da asma costuma ser interrompido pelo paciente, criando mais dificuldades para a adesão medicamentosa. “Grande parte dos pacientes asmáticos só se preocupa de fato com a doença após o agravamento dos sintomas. Porém, a crise acontece apenas no auge do problema. O paciente continua doente o tempo todo, o que torna o tratamento continuado de extrema importância para o controle das crises”, conclui.

O aplicativo do Dr. Recomenda pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Google Play e Apple Store.

Sobre Dra. Regina Diniz

Dra. Regina Diniz é médica formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, diretora e cocriadora da Plataforma Dr. Recomenda.

Sobre o Dr. Recomenda

O Dr. Recomenda é uma plataforma multicanal de uso gratuito que facilita o gerenciamento de doenças e tratamentos médicos ao conectar o paciente a médicos e empresas provedoras de saúde. A ferramenta oferece experiência inovadora durante as consultas médicas, permitindo o acesso às recomendações, pedidos de exames e remédios receitados pelo médico diretamente no aplicativo instalado no celular do paciente. Permite, também, acessar resultados de exames e armazenamento do histórico de saúde pessoal e familiar, além de oferecer educação em saúde personalizada e assistência farmacêutica. A empresa foi fundada pelas empreendedoras Regina Diniz, médica endocrinologista, e Luiza Granado, economista com especialização em saúde.



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Dicas

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33998



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz