>
O Novo Mira e Destino vem ai. Aguardem

DICAS
V JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO - 5 a 14 de agosto na Cinemateca Brasileira, São Paulo
Por Zildda Brandaoh - 26/07/2011 às 15:6


De 5 a 14 de agosto acontece na Cinemateca Brasileira, a V JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO, evento dedicado ao cinema produzido até meados de 1930, quando a chegada do som modificou a forma de apreciação dos filmes.  A Jornada chega a sua 5ª edição estabelecendo-se como um dos principais eventos do calendário cultural de São Paulo e reconhecido internacionalmente.

O festival traz filmes silenciosos do cinema brasileiro e internacional apresentados com acompanhamento sonoro ao vivo, oferecendo ao público experiências audiovisuais diversificadas. Em relação aos outros anos, a Jornada amplia o número de filmes e convidados. Em 2011, serão exibidos 57 filmes em 22 sessões musicadas.



Nesta edição, a Jornada homenageia  o cinema silencioso da Itália, que despontou em 1910 e ficou conhecido por todo o mundo. As obras selecionadas são resultado de esforços de preservação de cinematecas italianas. A conferência inaugural do evento será feita pelo curador do acervo cinematográfico do Museo Nazionale del Cinema de Turim,  Luca Giuliani, que abordará os trabalhos de preservação realizados em seu país e especialmente no arquivo em que trabalha.

O centenário da chegada do italiano Gilberto Rossi ao Brasil, importante cinegrafista do período silencioso brasileiro, será tema de um dos programas do evento.  Dono da Rossi Film produziu centenas de documentários e cinejornais, e vários longas-metragens, dirigidos em sua maioria pelo prestigioso cineasta José Medina. Entre os filmes de ficção produzidos pela Rossi Film está um clássico brasileiro, Fragmentos da vida (1929), que será exibido com o acompanhamento da bisneta de Gilberto Rossi, a pianista erudita Anna Claudia Agazzi, que atualmente grava um CD no Canadá.

Será possível conferir ainda, nos “Destaques de Pordenone”, com filmes apresentados nas Giornate del Cinema Muto, especialmente escolhidos por Paolo Cherchi Usai, do comitê diretor desse festival que em 2011 completa 30 anos, dois filmes franceses e dois alemães, um ligado ao Partido Comunista de Berlim e um integralmente proibido na Alemanha – Da manhã à meia-noite. Deste, a única cópia sobrevivente no mundo foi encontrada e restaurada no Japão.




Concerto no Ibirapuera

Mais uma vez a Jornada organiza um espetáculo de grandes proporções. No dia 6 de agosto, às 20h, o filme Os Últimos dias de Pompeia (Gli Ultimi giorni di Pompei)  será exibido em projeção ao ar-livre no Auditório Ibirapuera. A produção italiana de 1913, dirigida por Eleuterio Rodolfi terá o acompanhamento musical da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, regida pelo maestro Todd Murphy. 


Serviço:

V Jornada  Brasileira de Cinema Silencioso 

Quando: 5 a 14 de agosto

Onde: Cinemateca (salas BNDES e Petrobras)/ end: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino (próx. à estação Vila Mariana do metrô)


Entrada: Gratuita


“Os Últimos dias de Pompeia
 (Gli Ultimi giorni di Pompei)  
Quando: 6 de agosto
Onde: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera
Entrada: Gratuita
Mais informações:  
http://www.auditorioibirapuera.com.br

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Dicas

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33483



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz