Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
Em Teu Nome, novo longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento, começa a ser rodado
10/02/2009 às 11:21



Filmagem passa por França, Marrocos, Chile e Brasil. Longa baseado em fatos reais aborda a transformação pessoal de um exilado político

 



Em Teu Nome
é o quarto longa-metragem do diretor gaúcho Paulo Nascimento, baseado na história real do estudante brasileiro João Carlos Bona Garcia, exilado político da década de 70. As filmagens já passaram por Paris e Marrocos com os atores Leonardo Machado (no papel principal), Fernanda Moro (companheira do protagonista) e Nelson Diniz (professor, companheiro de prisão e exílio).

 

As filmagens vão até 12 de fevereiro no Brasil (Porto Alegre) e 20 de fevereiro no Chile, com a participação de nomes de peso como César Troncoso (O Banheiro do Papa), Silvia Buarque e participação especial de Marcos Paulo. Pela característica da história, o filme propõe uma fotografia contrastada, com cenas de câmera na mão, em tom documental. 

 

O enredo

 

História de um jovem estudante de engenharia que se vê envolvido na luta armada do início dos anos 70. Preso e exilado, percebe que é preciso fazer uma autocrítica sobre a sua vida. O que mudou na sua visão do mundo? Que aprendizado esse tempo  trouxe? Em teu Nome fala sobre esta transformação, abordando a década de 70 sob uma ótica humanista e poética, sem a pretensão de fazer um julgamento dos fatos. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.

 



Biografia - João Carlos Bona Garcia

 

Nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais comunistas de Fidel Castro e Che Guevara. Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar no Partido Comunista e foi guerrilheiro da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária.

 

Para financiar a revolução, Bona participa de um assalto e é preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em plena Era Médici. Vítima de tortura e agressão, foi exilado para o Chile em 1971 com 70 presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O seqüestro foi realizado pelo capitão do exército Carlos Lamarca e por militantes da VPR em 1970, sendo a última operação do tipo realizada pela esquerda durante o regime militar (antes dele foram sequestrados um embaixador norteamericano, um cônsul japonês e um embaixador alemão).

 

Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Neste último, militou no Partido Comunista da França, onde ajudou a formar o comitê pela anistia que possibilitou seu retorno ao Brasil em 1979.

 

Atualmente é juiz da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, órgão que julga os integrantes da Brigada Militar, a PM do Estado. É autor do livro Verás que um filho teu não foge à luta.

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34389



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz