Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição "Expedição Langsdorff", de 23 de fevereiro a 25 de abril de 2010, com obras vindas de São Petersburgo
21/01/2010 às 7:29



Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição “Expedição Langsdorff”, de 23 de fevereiro a 25 de abril de 2010, com obras vindas de São Petersburgo

 

A seleção de obras reúne 120 desenhos e aquarelas de Rugendas, Taunay e  Florence, a maioria inéditos no Brasil, confeccionados durante a expedição ao interior do país comandada pelo barão Georg Heinrich Langsdorff no início do século XIX, além de 36 mapas originais do cartógrafo Nester Rubtsov, que serão exibidos pela primeira vez no Brasil

 

Entrada Franca* 



O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – apresenta em São Paulo, de 23 de fevereiro a 25 de abril de 2010, a exposição Expedição Langsdorff, baseada na expedição russa homônima realizada pelo médico alemão naturalizado russo Georg Heinrich Langsdorff ao interior do Brasil entre os anos de 1821 e 1829.

Com patrocínio do Tzar russo Alexandre I, a expedição, que contou com a participação de vários artistas, botânicos, naturalistas e cientistas, visava "descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos no comércio".

 

A curadoria é do russo Dr. Boris Komissarov (professor da Universidade de São Petersburgo e pesquisador do acervo da expedição há mais de trinta anos) e de Ania Rodriguez Alonso e Rodolfo de Athayde (curadores da exposição Virada Russa, em 2009). Após a temporada paulistana, a exposição seguirá para o CCBB Brasília e, posteriormente, para o CCBB Rio de Janeiro.

 

 

A mostra reúne 120 desenhos e aquarelas de Johann Moritz Rugendas Aimé-Adrian Taunay e Hercules Florence, pertencentes ao Arquivo da Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia. Durante o trajeto de quase 17 mil quilômetros percorridos entre os estados do Rio de Janeiro e Pará, os artistas retrataram paisagens e cenas da flora, fauna e da população brasileira.

 

Entre os destaques, estão obras inéditas no Brasil, como a aquarela “Sagüi-de-cara-branca” (1823) e o desenho “Província de Rio de Janeiro” (1824), de Rugendas, a aquarela “Sebastiana, filha da mestiça Francisca de Sales e de um branco” (1827) e o nanquim “Cerca de cactos e bananeiras denominadas da terra” (1827), de Taunay, e as aquarelas “Araticum” (1827) e “Mulher e criança Manduruku” (1828), de Florence.

 

A seleção de obras também apresenta pela primeira vez no país uma coleção de 36 mapas e plantas originais do cartógrafo Nester Rubtsov, todos integrantes do acervo da Academia Naval Russa.

 

Para Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo, ao patrocinar a mostra “Expedição Langsdorff",o Banco do Brasil permitirá que visitantes de todas as idades, mas especialmente crianças e adolescentes, reflitam sobre as mudanças ocorridas em nosso país nesses dois séculos que separam o início da expedição dos dias de hoje".

 

Projeto educativo Arte-educadores serão responsáveis pela mediação entre as obras da exposição e o público visitante, com distribuição de material didático. Haverá horários exclusivos para escolas e grupos por meio de agendamento prévio.




Exposição “Expedição Langsdorff”

 

Classificação Indicativa: livre

Ingresso: entrada franca

Período: 23 de fevereiro a 25 de abril de 2010

terça a domingo, das 10h às 20h

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33884



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz