>
Claudia Fiuza - saberexpress@hotmail.com
COLUNA CLAUDIA FIUZA
Curitiba, Paraná, Brazil


Copenhague-Dinamarca
Por Claudia Fiuza - 28/09/2009 às 02:10


Copenhague-Dinamarca

Copenhague quando você chega e depara com o centro antigo é de não apagar mais da memória e a medida que você vai circulando pelas ruas você vai vendo uma cidade contemporânea submergir de algumas edificações antigas. Tudo ou é muito antigo ou muito moderno. Copenhague foi fundada em 1167 e em 1849 tornou-se uma monarquia constitucional.Com a morte do Rei Frederik, em 1972, sua filha Margrethe ocupou o trono. A religião predominante é a evangélica luterana e o idioma é o Danish.O dinamarquês tem se destacado pelas artes, design, literatura e o meio ambiente. O inglês é a segunda língua e o interesse pela cultura é aparente em qualquer conversa e em tudo que você vê.

É impossível você falar de Copenhague em poucas linhas. Os Turistas lotam a rua cortada pelo canal. É um restaurante ao lado do outro e fica difícil você escolher um lugar para sentar, todos estão lotados e as pessoas sentam na murada do canal onde as escunas , iates, barcos circulam .

A primeira impressão que tive ao olhar aquele colorido dos sobrados foi de desenhar com giz ou aquarela, mas tive que me contentar em fotografar.







Fui caminhando pelo Tivoli , um lindo parque e como era verão tudo muito verde e muita gente circulando pelas avenidas arborizadas com o lago à frente. Todo dinamarquês curte uma bike, e você vê cruzar diante de você verdadeiros esportistas. Canteiros de flores espalhados por todo o parque. A parte de diversões é gigantesca.

Logo ao lado do parque está o recém reformado museu Ny Carlsberg Glyptotek e bem perto dali está o museu Nationalmuseet de nível internacional.

Não poderia deixar de destacar o National Gallery que conta a história das artes dinamarquesa e mundial.

Bem no centro antigo está o castelo Christiansborg Slot, onde fica o Parlamento, mais ao norte a praça Frederiksstaden com o palácio da família real dinamarquesa.

O explendoroso Diamante Negro feito em granito e vidro é uma extensão da Biblioteca Nacional.









Não dá para deixar de falar da famosa cervejaria Carlsberg onde você vai visitar e no final tem degustação. Em Copenhague acontece o roskilde Festival, com artistas internacionais, o Copenhague Jazz Festival e o Kulturnatten que são apresentações de concertos gratuitos. A renda per capita dos dinamarqueses está entre as mais altas do mundo, fiquei extasiada com as construções magníficas que ligam o litoral onde desembarcamos do Ferryboat até a capital Copenhague. Só essas residências já merecem um destaque
.

A agricultura é muito forte no país e os produtos dinamarqueses são mundialmente conhecidos. Voce atravessa a Dinamarca e observa os moinhos de ventos sendo controlados por computadores.

A ponte que liga a Dinamarca à Suécia mostra o tanto de evoluídos eles estão na construção, verdadeira obra de arte.  A Pequena Sereia, uma das esculturas mais famosa do mundo, é símbolo de Copenhague, fica no porto e é de autoria de Edvard Eriksen. O dinamarquês Hans Christian Andersen ,autor de histórias de contos de fada ,entre elas as famosas : O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A pequena Sereia,etc.

No dia 02.04 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil em sua memória. 














Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Claudia Fiuza - Curitiba, PR

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35005



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz