>
Claudia Fiuza - saberexpress@hotmail.com
COLUNA CLAUDIA FIUZA
Curitiba, Paraná, Brazil


Profissionais e fornecedores da decoração apresentam tendências na Casa Cor 2009
Por Claudia Fiuza - 29/06/2009 às 08:26


Com 53 ambientes e em um lugar inusitado - o Asilo São Vicente de Paulo -, começou nesta sexta-feira (dia 5), a mostra Casa Cor Paraná 2009. Um dos principais eventos de decoração do estado, a Casa Cor é uma vitrine que aponta as tendências em mobiliário, revestimentos, iluminação, além de revelar as cores e texturas que estarão em alta. Esta 16.ª edição ainda apresenta como tema a Eco-criatividade e a Responsabilidade Social, desafiando os profissionais a criarem algo belo, funcional, mas ao mesmo tempo social e ecologicamente correto.

Foi pensando nisso que as arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn e a designer Gisele Busmayer, que criaram a Sala de Estar do Apartamento Master, resolveram manter e recuperar o piso original do ambiente (datado da década de 20), evitando a geração de resíduos e a compra de um novo material.

Neste sentido, novos produtos também serão apresentados. É o caso do Studio da Avó Jovem, das arquitetas Fernanda Moura Borio e Mariana Stockler, que vai apresentar a Ecoresina 3Form, aplicada no painel da televisão. O produto tem este nome porque 40% dele é feito com material reciclável certificado. A ecoresina tem um “recheio” que pode ser composto por galhos, miçangas, fios de cobre, flores, entre outros.

Outro destaque poderá ser visto no Studio de Um Universitário, das arquitetas Eloa Lucia Pellizzari, Mariana Assad Slivak e Walkiria Nossol Lobo da Rosa. Um grande painel composto por iluminação fria, vidro e 1.600 garrafas PET, visto pela primeira vez na Holanda, mostra que a reciclagem pode trazer o luxo agregado.

As linhas orgânicas prometem ser tendência. No espaço Bistrô, idealizado pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande, uma das atrações é o lustre Mercury, do designer Ross Lovegrove, que foi apresentado na Euroluce (feira de iluminação de Milão). Ele é composto por uma série de pedras que se refletem umas nas outras e literalmente flutuam abaixo de um disco. Os profissionais também fazem o lançamento nacional de uma linha de móveis assinada por eles.

No Studio Quem Casa Quer Casa, das arquitetas Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, o jogo de painéis em espelho com recorte a laser é que segue a linha orgânica. Estes recortes permitem que a iluminação, que vaza através deles, se sobressaia. A mesma linguagem foi reproduzida em um painel em madeira, também vazado, colocado para delimitar a sala de estar e o quarto.

Já o luxo parece ganhar outro sentido em alguns ambientes da mostra. Quer coisa mais luxuosa do que ter uma cozinha praticamente “escondida”? Esta é a proposta da arquiteta Mariana Paula Souza ao idealizar o espaço Studio de uma Executiva Internacional. A cozinha completa foi planejada de tal forma que, quando suas portas são fechadas, ela se pareça com um armário.

Já no ambiente Suíte Master e Circulação, projetado pelas arquitetas Letícia Feres e Viviane Loyola para homenagear o casal Beto Richa, prefeito de Curitiba, e sua esposa Fernanda Richa, o luxo é poder relaxar em uma banheira transbordante com cromoterapia. O espaço ainda conta com área para massagem.









Lançamentos

Comprovando que a Casa Cor é realmente uma vitrine, algumas empresas concentram ou reforçam seus lançamentos durante o evento. Um exemplo é a Inove Decoração + Design que vai mostrar alguns dos principais itens da coleção 2009 em nove ambientes (Studios da Avó Jovem, Quem Casa Quer Casa e do Médico, Churrasqueira, Mais Música e Menos Stress, Sala de Cinema, Loft Milenium, Bilheteria e Joalheira). Alguns dos destaques serão o sofá Jost e as cadeiras Polly do designer Karim Rashid. Já do designer Konstantin Grcic, a mesa Osorom promete chamar a atenção pelos elementos vazados. Outra exclusividade da Inove é o carpete da norte-americana Interfaceflor, conhecida como a maior fabricante de carpete modular do mundo.

Ainda na linha de revestimentos, a Pastilhart vai provar a versatilidade das pastilhas, que poderão ser vistas com padronagens semelhantes ao metal, ao tecido, ao coco, ao jeans e até ao ouro, no espaço Lounge Boutique. A base do ambiente foi a cor preta - que remete à sofisticação -, sendo que o diferencial foi o uso de pastilhas com inúmeras texturas. Neste mesmo ambiente, as pastilhas serão apresentadas como verdadeiras jóias, com direito a 180 nichos de veludos cobertos com vidro. A Pastilhart lança o catálogo de produtos 2009 durante a mostra.






 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Claudia Fiuza - Curitiba, PR

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35003



HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz