BUSINESS
Os "BABY BOOMERS" estão de volta ao mercado
Por Zildda Brandaoh - 11/03/2009 às 11:25



Ao contrário do esperado para este ano, as empresas estão voltando a contratar profissionais com idade superior a 45 anos. O motivo seria a experiência em meio à crise e a sabedoria com a equipe de trabalho


São Paulo, março de 2009 –
O primeiro semestre do ano passado foi marcado pela grande quantidade de vagas a jovens profissionais e estagiários, em relação às poucas oportunidades aos executivos de meia-idade. Segundo especialistas, o motivo da procura pelos mais novos teria sido o baixo custo de risco e a aposta no investimento em talentos para o futuro das organizações.


Porém, com a crise econômica mundial que assustou as empresas, algumas precisaram ter atitudes para contornar a situação. Houve muitas demissões e trocas de funcionários e, em alguns casos, os ocupantes dos cargos foram os chamados "Baby Boomers", isto é, executivos com idade entre 45 e 62 anos. "O motivo da substituição é a sabedoria e o jogo de cintura que a experiência pôde proporcionar aos mais velhos profissionais. Além disso, em momentos turbulentos, as empresas precisam agir com maior cautela e paciência, ações que nem sempre são típicas dos jovens", afirma Renato Grinberg, diretor Geral da Trabalhando.com.br, portal especializado em recrutamento online.  


"Muitos desses profissionais quando mais novos também já enfrentaram crises econômicas nacionais e sabem como lidar com a situação, por isso hoje agem de maneira diferenciada e chamam a atenção de futuros contratantes", explica Grinberg. Outra razão que motiva empreendedores e profissionais de Recursos Humanos a contratar os mais experientes é a maneira com que eles lidam com a equipe e com o trabalho em si.


Segundo o especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, o mercado requer pessoas competentes e produtivas, que saibam como trazer resultados para a empresa e não desperdiçar o tempo útil com atividades circunstanciais. "Pessoas organizadas e que sabem gerenciar o próprio tempo, não desperdiçando-o à toa, buscando assim trazer cada vez mais resultados positivos para a organização em que trabalha, são os mais bem vistos pelas empresas", diz. "E grande parte dos profissionais experientes sabe agir dessa maneira, motivando e servindo como exemplo para os novatos".


Há muitas razões pelas quais os olhares estão se voltando para esse público que, até então, tinha pouca visibilidade com relação aos mais jovens profissionais que estavam se inserindo no mercado de trabalho. Mas, segundo Christian Barbosa, eles tem muitas qualidades quando o assunto é, de fato, resultados e gestão do tempo e do conhecimento, uma vez que durante toda a vida profissional vem aperfeiçoando sua forma de organização e não tem tempo a perder. “Eles são diretos e assertivos, o que traz grandes benefícios para sua carreira e proporciona também algo muito almejado pelos "Baby Boomers": mais qualidade de vida”, afirma Christian.


"Mas é claro que os jovens não serão completamente substituídos e continuará havendo oferta para esse público que vem crescendo com toda a força, afinal novos talentos sempre terão espaço", ressalta Renato Grinberg. "Porém, enquanto as finanças não se estabilizarem, a crise econômica continuar dando sinais de existência e as empresas não sentirem plena confiança nos benefícios para contratação, a previsão é de que o mercado continue agindo desta forma, alinhando a experiência dos mais velhos com a esperteza e dinâmica dos mais novos", finaliza.

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34134



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz