BUSINESS
A importância de ensinar a criar
Por Zildda Brandaoh - 12/01/2009 às 22:15






Projeto Jovem Produtor dá perspectiva de futuro aos jovens do Piauí


Há uma máxima que diz: “Não basta dar o peixe. É preciso ensinar a pescar”. Essa teoria é aplicada na prática todos os dias, desde 2006 na região semi-árida do Piauí. O Projeto Jovem Produtor, parceria entre a Pfizer e a ONG CARE Brasil, leva capacitação a jovens de 16 a 25 anos, dando incentivo e condições técnicas para o empreendedorismo rural.  


A iniciativa tem como base a implantação de um modelo de criação de aves e suínos que visa à ampliação do conhecimento, à melhoria da alimentação e à geração de trabalho e renda de forma sustentável. E é por isso que o Jovem Produtor pode ser considerado um ciclo completo de desenvolvimento sócio-econômico.


Ao receberem a capacitação na escola agrícola da região, os alunos passam a trazer para casa o conhecimento adquirido, envolvendo a família e influenciando a comunidade como um todo. Depois de um ano de curso, paradigmas de como os animais são criados, por exemplo, vão sendo quebrados ao longo do tempo e as famílias passam a vislumbrar uma nova forma de viver sem terem de sair de suas terras natais. Ao final da capacitação, os jovens recebem um lote de 33 aves e quatro suínos (três fêmeas e um macho) para dar início à criação, o que promove a melhoria da agricultura familiar da região.


A partir disso, a realidade das famílias beneficiadas já começa a mudar. A alimentação se torna mais completa com a inserção da carne e dos ovos produzidos pelas aves, que também são responsáveis pela principal fonte de renda até que os suínos iniciem o ciclo de reprodução. A comercialização dos animais então fecha o ciclo empreendedor do projeto, promovendo geração de renda e trazendo benefícios para toda a região.  


“Com o Jovem Produtor, o ‘ensinar a pescar’ garante um futuro digno aos jovens e suas famílias, sem que precisem deixar sua cidade natal”, explica Cristiane Santos, gerente de comunicação corporativa da Pfizer. “O Projeto destaca a importância de encorajar essas pessoas a trabalhar pelo progresso e desenvolvimento próprio e da região em que vivem”, finaliza. 

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34050



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz