BUSINESS
6° Encontro Paulista de Fundações - Somar esforços para erradicar a miséria
Por Zildda Brandaoh - 26/07/2011 às 14:38



Evento, em 25 de agosto, no Novotel São Paulo Jaraguá Convention, épromovido pela Associação Paulista de Fundações (APF). Programação apresentará experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas no financiamento do Terceiro Setor. Na oportunidade, também será entregue, em sua primeira edição, o Prêmio Pedro Kassab, em reconhecimento a pessoas e instituições que contribuem para a justiça social e a qualidade da vida.

O tema central do 6° Encontro Paulista de Fundações foca um objetivo fundamental para a manutenção e ampliação dos projetos sociais: o financiamento das ações. “A idéia éestabelecer maior sinergia e somar recursos e esforços de governos, fundações, institutos e empresas privadas, criando-se condições viáveis para se erradicar a miséria no País”, enfatiza Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF, explicando: “Ao propor o tema Formas de Fomento do Terceiro Setor – na Europa e Brasil – Parcerias Públicas e Privadas, nossa entidade transforma seu principal evento num fórum para o debate e encaminhamento de soluções decisivas para o avanço do Terceiro Setor”.

A sustentabilidade dos programas mantidos e/ou financiados pelas fundações e instituições do Terceiro Setor precisa ser garantida pela consolidação de um fluxo permanente de financiamento, tanto da área pública, como da iniciativa privada. “Isso é factível e pode ser alcançado. É com esse propósito, e sob um olhar contemporâneo de  cooperação entre os setores público e privado, que foi pensado e estruturado o 6° Encontro Paulista de Fundações”, acentua apresidente da APF. Ela acrescenta que a meta “é oferecer efetiva contribuição para o desenvolvimento das políticas públicas e do trabalho privado realizado, sem fins lucrativos, em prol do bem comum e na consolidação de um país maispróspero, justo e feliz”.

Prêmio Pedro Kassab: memória, exemplo e reconhecimento!

Durante o 6°  Encontro Paulista de Fundações, também será entregue, em sua primeira edição, o Prêmio Pedro Kassab, criadopela APF para reconhecer pessoas físicas e jurídicas que contribuem para a justiça social, melhoria da qualidade da vida, aprimoramento das comunidades e o desenvolvimento do País. Os vencedores recebem diploma que resgata a memória de Dr. Pedro Kassab, atuante vice-presidente da entidade, falecido em 2009.

Na Categoria Pessoa Física, o ganhador é o médico e cientista Miguel Angelo Laporta Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista "Scientific American" e um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009 (Revista Época). É o primeiro cientista a receber da instituição Americana, no mesmo ano, o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), que objetiva desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Ele também concebeu e lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte.Neste, uma das linhas de pesquisa visa caracterizar a resposta tecidual ao implante dos mesmos elétrodos utilizados nas pesquisas que são desenvolvidas em seu laboratório na Universidade Duke.

Na Categoria Pessoa Jurídica, o vencedor é o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC/USP (Centrinho de Bauru), que reabilita portadores de fissuras labiopalatais e malformações craniofaciais, desde que congênitas, além de oferecer tratamento completo na área da audição e da visão subnormal, integrando-os à sociedade, sem distinção de raça, cor, sexo, religião ou declasse social.  A instituição se diferencia pelo seu caráter interdisciplinar e por sua filosofia de atendimento humanizado e tratamento integral - tudo via SUS (Sistema Único de Saúde). Pioneiro, em 1990, na cirurgia de implante coclear multicanal, o Centrinho responde por quase 80% do total desses procedimentos no âmbito do SUS. O Hospital, formado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, tem mais de 56 mil pacientes matriculados e presta atendimento a pessoas de todos os lugares do Brasil e Exterior. É reconhecido como centro de excelência dentro e fora do País.

Data: 25 de agosto de 2011
Local: Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Convention
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo - SP





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34148



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz