BUSINESS
A desigualdade no desemprego no Brasil metropolitano
22/09/2009 às 11:42



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio do Comunicado n 29 “A desigualdade no desemprego no Brasil metropolitano”, analisa, brevemente, a condição de pobreza e da desigualdade a partir do comportamento do desemprego da força de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife) desde 2002, quando o IBGE introduziu nova metodologia na Pesquisa Mensal de Emprego (PME).Além da relação entre desemprego e pobreza, pode-se encontrar no funcionamento do mercado de trabalho a presença de elementos que reproduzem a desigualdade no interior da oferta de mão-de-obra. Qual o impacto da recente crise internacional e da rápida recuperação da economia brasileira na condição de pobreza e da desigualdade?


O Comunicado procura aprofundar o conhecimento a respeito do tema a partir dos seguintes aspectos:


(i) - Desemprego e pobreza;


(ii) - Desemprego e distribuição pessoal da renda;


(iii) - Desemprego e faixa etária;


(iv) - Desemprego e gênero;


(v) - Desemprego e escolaridade.


O presente Comunicado da Presidência antecipa sinteticamente estudos mais amplos e profundos sobre a geração e reprodução da desigualdade no mercado de trabalho que estão sendo desenvolvidos por técnicos do Ipea.


Segundo o Comunicado, a definição de pobreza refere-se a todo o indivíduo cuja renda per capita familiar não supera meio salário mínimo mensal.

 





Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34201



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz